Nota: Ressalto que o procedimento apresentado aqui é um procedimento não documentado e a execução é por sua conta e risco. Embora seja um procedimento já utilizado por diversar vezes, cada ambiente é um ambiente e não posso garantir que isto não lhe trará problemas futuros.
A princípio este é o mesmo procedimento utilizado pelo setup quando se faz o REBUILD de uma instância do SQL Server utilizando o procedimento abaixo, conforme documentando do Books Online no tópico Setting and Changing the Server Collation.
Setup /QUIET /ACTION=REBUILDDATABASE /INSTANCENAME=InstanceName
/SQLSYSADMINACCOUNTS=accounts /[ SAPWD= StrongPassword ]
/SQLCOLLATION=CollationName
A grande diferença é que o procedimento executado pelo rebuild além de alterar o collation da instância também faz um REBUILD dos bancos de sistema (master, msdb,model, tempdb), ou seja, tudo fica como se fosse uma instalação zerada.
O interessante deste procedimento é que ele NÃO zera as bases de sistemas alterando apenas o collation default da instância, o collation de todas as bases de dados (sistema e usuários), das tabelas e respectivas colunas que possuem tipo de dados do tipo caracter (char, varchar, etc). Com isso, ao final do processo de alteração do collation tudo estará absolutamente como antes, ou seja, com todos os seus bancos de dados e logins funcionando normalmente como antes.
Como Executar o Procedimento
1. O primeiro passo é obviamente executar um bakup de todas as bases, incluindo as de sistema master,msdb e model.
2. Certifique-se que você não possui nenhuma base de dados em readonly, restoring ou qualquer outro status que impeça sua alteração e garanta que as bases não estão sem espaço livre. Já tive erros neste procedimento porque algumas bases estavam sem espaço livre.
3. Pare o serviço do SQL Server. É possível usar vários métodos, um deles é parar os serviços usando o utilitário SQL Server Configuration Manager como faço na figura abaixo.
3. Depois, abra um prompt de comando (DOS) com privilégios adminisrativos e navegue até o diretório de instalação do SQL Server. Localize o arquivo sqlservr.exe e execute sqlservr -m -T4022 -T3659 -q”novo_collate”, onde “novo_collate” é o collate que você deseja manter para o SQL Server. No exemplo abaixo o collate está sendo alterado para SQL_Latin1_General_CP1_CS_AS.
Duas observações importantes: O parâmetro -T deve ser maiúsculo e se a instalação do SQL Server estiver utilizando um nome de instância, a opção -s<nome_da_instância> deve ser adicionada. Exemplo: -sSQL2K8
4. Neste ponto o SQL Server será iniciado em single user mode e alterará o collate do servidor e todas as bases para o collate especificado na opção -q. Detalhe, lembre-se que este procedimento é NÃO Documentado, então não procure pelo parâmetro -q na lista de parâmtros do sqlservr.exe /? pois você não irá encontrá-lo 🙂
5. Ao final do processo tecle Ctrl+C e reinicie os serviços do SQL Server. Por exemplo utilizando o SQL Server Service Manager.
Para exemplificar, alterei o collate de SQL_Latin1_General_Cp1_CI_AI para SQL_Latin1_General_Cp1_CS_AS.
Como pode ser visto nas imagens acima que apresentam o ANTES e DEPOIS da execução do procedimento, se tiverem seguido tudo de forma correta, neste momento a instância do SQL Server, todas as bases de dados e suas respectivas tabelas e também colunas do tipo caracter estarão com o novo collation.
Compatibilidade
O procedimento foi testado com sucesso nas seguintes versões do SQL Server: SQL Server 2000, SQL Server 2005 e SQL Server 2008. Embora não tenha sido testado com o SQL Server 2008 R2, acredito que deve funcionar sem problemas.
Testes feitos a partir do SQL Server 2012 apresentaram o error abaixo, o que indica que a partir desta versão o parâmetro -q não é mais reconhecido 🙂
C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL13.MSSQLSERVER\MSSQL\Binn>sqlservr -m -T4022 -T3659 -q “Latin1_General_100_CS_AS”
2017-12-30 12:04:27.37 Server Error: 17112, Severity: 16, State: 1.
2017-12-30 12:04:27.37 Server An invalid startup option ‘q’ was supplied, e
ither from the registry or the command prompt. Correct or remove the option.
2017-12-30 12:04:27.38 Server SQL Server shutdown has been initiated
Obs: Como eu destaquei no início este é um procedimento não documentado e embora eu tenha tido a oportunidade de usá-lo em várias oportunidades com SQL200/2005/2008 e sem nenhum problema em todos eles, a utilização deste procedimento é por sua conta e risco.
Um abraços e boa sorte
Nilton Pinheiro