Essa é, com certeza, uma tarefa muito trabalhosa. Para simplificar um pouco a tarefa podemos utilizar um excelente recurso do SQL Server : O recurso de executar instruções DDL de forma transacional. DDL é a abreviação de Data Definition Language, é o nome que damos para instruções de criação de objetos de banco. As instruções DDL no SQL Server podem ser inseridas dentro de uma transação, o que é um excelente recurso para o DBA.
O DBA pode, antes de rodar um script, utilizar a instrução Begin transaction para abrir uma transação e só então rodar o script. Se tudo funcionar, utiliza-se então a instrução Commit transaction. Se o script gerar uma falha qualquer, utiliza-se rollback transaction.
Com isso se o script falhar tudo que tiver sido feito será desfeito, permitindo que o DBA execute o script todo novamente, sem ter que ficar separando o que foi ou não executado.
O recurso de DDL transacional é muito importante na passagem de correções do sistema do ambiente de qualidade para o ambiente de produção. Essa é uma tarefa muito delicada, pois há o risco dos dados de produção serem afetados. O DBA pode então juntar os scripts de atualização em um único arquivo e executa-lo usando o recurso de DDL transacional.
Fonte: Búfalo