MCDBA Brasil


  • Home
  • Sobre
  • Contato

Livros





Links Rápidos

SQL Server Builds (All Versions/Editions)


Download SQL Server 2017 (trial)


SQL Server 2017 Feature Pack


SQL Server 2016 Feature Pack


Cumulative Update SQL Server 2017 builds


Cumulative Update SQL Server 2016 builds


Cumulative Update SQL Server 2014 builds


Cumulative Update SQL Server 2012 builds


SQL Server 2005/2008 Samples Databases


Documentando o Servidor SQL Server


Analisando a Performance do Servidor-CheckList


Virtual PASS PT


Faça parte do maior virtual chapter do PASS com conteúdos técnicos em Português sobre SQL Server.

Todos os meses um evento Online para você! Acompanhe aqui os WebCasts já agendados

Sindicalize seu blog ou site ao VirtualPASSPT

SQL Server Blogs

SQL Server Query Processing Team


SQL Programmability & API Development Team


SQL Server Manageability Team


Latin America Support Team


Database + Disk + Performance


Microsoft SQL Server Support


SQL CLR Team


SQL Query Optimization Team


SQL 2005 Code Samples


SQL Server Express Team


SQL SMO Samples


SQL Storage Engine Team


SQL CAT Team


SQL Protocols Team


PSS SQL Server Engineers


Slava Oks on SQLOS


Ken Henderson’s blog


LUTI@Microsoft Blog


kimberly L. Trip’s blog


Fernando Garcia Blog

Artigos

Instalando o SQL Server 2005 Service Pack 2

por Nilton Pinheiro fevereiro 21, 2007 Nenhum comentário

A Microsoft liberou nesta semana o release final do SQL Server 2005 SP2. O Service Pack 2 corrige mais de 75 bugs e inclui todos os hotfix liberados até o dia 15/01/2007, incluindo o cumulative hotfix build 2153. Para saber mais sobre o Service Pack 2 e fazer download dos arquivos, veja o artigo Liberado versão final do SQL Server 2005 SP2.

Nota: O SP2 também inclui o SP1 e todos os fix liberados após o SP1. Sendo assim, para atualizar o SQL Server 2005 para o SP2 você não precisa atualizá-lo antes para o SP1. A atualização pode ser feita diretamente para o SP2.


Instalando o produto


O primeiro passo para instalar o Service Pack 2 é fazer o download do arquivo de instalação do SP2. Ao acessar a página de download do SQL Server 2005 SP2 http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=d07219b2-1e23-49c8-8f0c-63fa18f26d3a&displaylang=en, você verá três arquivos:

SQLServer2005SP2-KB921896-IA64-ENU.exe (Utilize para atualizar um SQL Server 2005 64bits instalado sobre um servidor Itanium ou Itanium 2)
SQLServer2005SP2-KB921896-x64-ENU.exe (Utilize para atualizar um SQL Server 2005 64bits instalado sobre um servidor x64)
SQLServer2005SP2-KB921896-x86-ENU.exe (Utilize para atualizar um SQL Server 2005 32bits)


Para este artigo utilizarei o arquivo SQLServer2005SP2-KB921896-x86-ENU.exe para atualizar um SQL Server 2005 32bits instalado sobre um Pentium 4 3.0 com 1GB de RAM. Se precisar atualizar um SQL Server 2005 64bits instalado sobre uma máquina x64, utilize o arquivo SQLServer2005SP2-KB921896-x64-ENU.exe.


Nota: É importante destacar que os arquivos citados aqui não servem para atualizar uma instalação do SQL Server 2005 Express ou Express Advanced Services. Estas edições possuem arquivos específicos. Para saber mais veja o artigo Liberado versão final do SQL Server 2005 SP2.


Para iniciar o processo de instalação do SP2, efetue um duplo-click sobre o arquivo SQLServer2005SP2-KB921896-x86-ENU.exe. Você notará que os arquivos serão extraídos para o diretório que tiver um maior espaço livre. No meu caso, foi extraído para o disco C:.



Falando em espaço livre, veja abaixo o espaço necessário para instalar o SQL Server 2005 SP2. Como podemos observar você precisa de no mínimo 1GB para a instalação do SP2.

























Espaço Necessário (MB)


Localização


Tipo


50


Diretório de instalação do SQL Server 2005


Permanente


1000


Drive de sistema (C:)


Permanente


600


Diretório temporário (temp)


Temporário


280


Local de download


Temporário


Após a extração dos arquivos você verá a janela Welcome. Se quiser ver a lista de atualizações do SP2, basta clicar sobre o link que leva ao KB 921896.


Na janela seguinte temos o termo de licenciamento que você deve aceitar antes de prosseguir




A próxima janela é a Feature Selection onde você pode selecionar as features ou componentes que deseja atualizar. Ao clicar sobre as features você notará que algumas são opcionais e outras obrigatórias. No mais, múltiplas instâncias do SQL Server 2005 instaladas em uma mesma máquina podem ser atualizadas em momentos diferentes, mas ao selecionar uma instância (no meu caso SQL2K5) TODOS os seus componentes devem ser atualizados ao mesmo tempo. Nesta instalação tenho apenas o componente Database Engine, mas caso tivesse Analysis Services, Reporting Services e outros, todos teriam que ser atualizados ao mesmo tempo. Todos os componentes como Workstation Components, MSXML Parser, SQLXML, Backward Compatibility components e VSS Writer, também devem ser atualizados para SP2.



Na janela de autenticação você deve informar um usuário e senha que será usado pelo instalador para se conectar ao SQL Server 2005. Como o usuário precisa ter direitos administrativos (sysadmin) normalmente usamos o usuário sa. Se preferir você também pode se conectar usando autenticação do Windows, neste caso o usuário que está executando o SP2 precisa ser administrador do SQL Server. Neste ponto, se você possuir mais de uma instância do SQL Server, todas elas serão apresentadas aqui.



A janela Error and Usage Reporting permite que você envie relatórios de erros automaticamente para a Microsoft. Confesso que nunca usei esta opção.



A janela Running Processes lista todos os processos ou serviços em execução e que estão usando arquivos que o SP2 precisa atualizar. Esta janela tem como objetivo evitar a necessidade de um restart do servidor após a instalação do SP2, permitindo que você finalize estes serviços antes de prosseguir.



Dica: O ponto aqui é o seguinte: Se você finalizar os serviços manualmente antes de prosseguir, você “pode” evitar o restart do servidor após a instalação, mas terá que reiniciar os processos ou serviços manualmente. Provavelmente você só fará isso após a conclusão da atualização, ocasionando um maior tempo de indisponibilidade do SQL Server.
Se prosseguir sem parar os serviços, o próprio setup do SP2 irá pará-los e depois reiniciá-los automaticamente logo após a atualização do componente. Falando especificamente do processo do SQL Server (Database Engine), isso significa que o SQL Server ficará fora apenas durante o tempo necessário para a atualização do componente, ou seja, alguns minutos. Isso significa um menor tempo de indisponibilidade do SQL Server durante a atualização do SP2, pois os demais componentes serão atualizados com já com o SQL Server online. Diante disso, minha sugestão é que se o seu ambiente é crítico, deixe o próprio setup do SP2 finalizar os serviços. Desta forma não será necessário efetuar um restart do servidor logo após a instalação do SP2, você poderá fazer isso quando houver maior disponibilidade de tempo e consequentemente deixará o SQL Server o menor tempo possível indisponível.


Se preferir parar os serviços manualmente para evitar restart do servidor, após parar os serviços clique sobre o botão Refresh para atualizar a lista de serviços. Quando não houver mais nenhum serviço ou componente usando arquivos requeridos pelo SP2, a lista ficará vazia.


A próxima janela Ready to Install simplesmente informa que o SP2 está pronto para ser instalado. Basta clicar sobre Install para iniciar a atualização.



Na janela Installation Progress podemos acompanhar o progresso da atualização para cada componente. Em meu micro este processo levou mais ou menos 25 minutos.



A janela Installation Complete apresenta um sumário da atualização. Se preferir você pode ver o arquivo de log para cada componente. O caminho do arquivo de log também é apresentado no painel Details.




Na próxima tela temos uma nova feature do SQL Server 2005. Esta feature foi adicionada porque os usuários com direitos administrativos no Windows Vista não são mais administradores do SQL Server, como acontecia com o Windows XP ou Windows 2003. Sendo assim, se você estiver executando o SQL Server 2005 sobre o Windows Vista ou uma versão superior do Windows você pode usar o utilitário User Provisioning Tool para adicionar o usuário administrador do Windows Vista como um administrador também no SQL Server.



Ao deixar selecionada a opção Launch User Provisioning Tool for Windows Vista…, você verá a janela abaixo logo após a conclusão do SP2. Neste exemplo estou adicionando o usuário SQLLABAdministrator como um administrador (sysadmin) no SQL Server.



Ao clicar em OK na janela acima, o usuário foi adicionado ao SQL Server 2005 com direitos de sysadmin.



Nota: Se você não estiver usando o SQL Server 2005 sobre o Windows Vista, basta desmarcar a opção Launch User Provisioning Tool for Windows Vista… para que o utilitário não seja executado.


Bom pessoal, a instalação do SP2 é isso aí. Após a atualização, execute a query SELECT @@VERSION e certifique-se de qua a primeira linha esteja como “Microsoft SQL Server 2005 – 9.00.3042.00″.


Um abraço
Nilton Pinheiro

Avaliação:
Compartilhe:
  • Anterior Liberado versão final do SQL Server 2005 SP219 anos atrás
  • Próximo Microsoft SQL Server 2005 Enterprise Edition VHD19 anos atrás

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MVP Reconnect Award

Categorias

  • Artigos (359)
  • Dica da Semana (95)
  • Documentação (54)
  • Downloads (113)
  • MSDE 2000 (3)
  • Sem categoria (1)
  • Tutoriais (9)

Posts recentes

  • #FechouBrasil #PartiuPortugal
  • Brigando com o erro “The cached MSI file is missing”
  • MCDBABRASIL está de volta
  • Documentando o Servidor SQL Server
  • Brigando com os Erros 17182, 17826 e 17120

SQL Server AlwaysOn Video Series

Video1: Introdução ao SQLServer2012 AlwaysOn


Video2: Introdução ao SQLServer2012 AlwaysOn Availability Group


Video3: Introdução ao SQLServer2012 AlwaysOn AVG-Demo


Video4: Introdução ao SQLServer2012 AlwaysOn Listener


Video5: Introdução ao SQLServer2012 AlwaysOn Readable Secondaries


Video6: Introdução ao SQLServer2012 AlwaysOn Readable Secondaries-Demo


Video7: Introdução ao SQLServer2012 AlwaysOn Failover Clustering


Serie SQL Server Failover Clustering End-to-End

Parte 1: Configuração da Rede e Ambiente


Parte 2: Configurando o Windows 2008 R2 Domain Controler e DNS


Parte 3: Preparando os nós para o Failover Cluster


Parte 4: Configurando um Failover Cluster de 2 nós


Parte 5: Configurando as LUNs no iSCSI Software Target (Parte 1)


Parte 6: Configurando as LUNs no iSCSI Software Target (Parte 2)


Parte 7: Apresentando as LUNs para os nós do Failover Cluster


Parte 8: Configurando os discos no Failover Cluster


Parte 9: Instalando a primeira instância virtual do SQL Server 2008


Parte 10: Instalando a segunda instância virtual do SQL Server 2008


Parte 11: Instalando e Configurando o MSDTC no Failover Cluster


Parte 12: Configurando Mount Points no Cluster e SQL Server 2008


Vídeo Extra: Removendo uma Instância do SQL Server 2008 R2 em Cluster


Alta Disponibilidade no SQL Server 2008 R2: Failover Clustering Overview


Alta Disponibilidade no SQL Server 2008 R2: Failover Clustering na Prática

Menu

  • Home
  • Sobre
  • Contato

Mais

  • RSS Feeds
2026 MCDBA Brasil.