Para aqueles que vem acompanhando ou melhor acompanharam os releases CTPs do SQL Server Express 2005, devem ter notado que o SQL Express do CTP de Setembro não teve o SQL Server Express Manager (XM) de release equivalente. O Express Manager era uma ferramenta gráfica free que permitia a administração dos servidores SQL Server Express.
Para quem estava usando o SQL Server Express do CTP de Junho ainda podia utilizar o SQL Express Manager (XM) também de Junho. Mas para quem instalou o CTP de Setembro, as únicas alternativas são usar a ferramenta SQL Server Management Studio (SSMS) a qual é instalada junto com o SQL Server 2005 ou a ferramenta de linha de comando sqlcmd.exe. Para saber como usar o sqlcmd.exe veja http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/ms166416
A boa notícia é que para facilitar um pouco mais a administração do SQL Server Express a Microsoft liberou neste mês uma nova ferramenta – o SSEUtil.exe. Assim como o sqlcmd.exe a ferramenta deve ser utilizada via linha de comando mas sua utilização é bem mais simples.
Embora ela tenha sido escrita com foco na administração de servidores SQL Serve Express (por default ela tenta se conectar na instância SQLEXPRESS na máquina local), a ferramenta também pode ser utilizada para conectar-se a outras versões do SQL Server, incluindo o SQL Server 2000.
Algumas das features oferecidas pela ferramenta são:
– Criar/Attachar/Desatachar e listar os databases do servidor.
– Upgrade database files.
– Executar statements SQL via console (similar ao SQLCMD) ou console window (UI).
– Obter a versão do SQL Server.
– Habilitar e desabilitar trace flags.
– Listar as instâncias do SQL Server na máquina local ou remota.
– Executar Checkpoint e shrink um database.
– Medir a performance de uma query específica usando a função timer.
– Gerar um log de todos os input/output.
Alguns exemplos de utilização
1. Este exemplo faz o attach de um database file para o servidor criando um database de nome North.
C:/>sseutil -a c:/northwind.mdf North
Command completed successfully.
2. Lista todos os database do servidor
C:/>sseutil -l
1. master
2. tempdb
3. model
4. msdb
5. North
3. Executa um detach do database Noth
C:/>sseutil -d name=North
Detached ‘c:/mydata/northwind.mdf’ successfully
Ao fazer o download doarquivo SSEUtilSetup.EXE você deve extrair seu conteúdo para um diretório temporário. São extraídos apenas dois arquivos: SSEUtil.exe e Readme.htm. Leia o ReadMe.htm para conhecer os comandos, opções e ver vários exemplos de utilização da ferramenta.
Nota: Para utilizar a ferramenta é necessário o .NET Framework V2.0.50727 ou superior. Entretando, a versão final do .NET Framework 2.0 já está disponível em Microsoft .NET Framework Version 2.0 Redistributable Package (x86)
Microsoft SQL Server Management Studio Express
Para aqueles que vinham utilizando o SQL Server Express Manager (XM) para administrar uma instalação do SQL Server Express e ficaram decepcionados quando a Microsoft decidiu tirar a ferramenta da lista de downloads no CTP de Setembro, a boa notícia é que neste mês também foi liberado a nova ferramenta gráfica – o SQL Server Management Studio Express.
A promessa da Microsoft quando retirou o SQL Server Express Manager era que em breve estaria liberando uma versão light do SQL Server Management Studio exclusiva para a administração do SQL Server Express. Pois bem, a promessa foi cumprida.
O Microsoft SQL Server Management Studio Express (SSMSE) é uma ferramenta gráfica gratuita que permitirá a administração de uma instalação do SQL Server Express e instâncias criadas com qualquer outra edição do SQL Server 2005. No entanto, o SSMSE não permite a administração de instâncias do Analysis Services, Integration Services, SQL Server 2005 Mobile Edition, Notification Services, Reporting Services ou SQL Server Agent, como faz o SQL Server Management Studio disponível nas demais edições do SQL Server 2005.
Um detalhe importante é que o SSMSE ainda é uma versão Beta (CTP de Novembro) e não possui nenhum suporte por parte da Micrososft. As discussões sobre este CTP devem ser tratadas no SQL Server Tools General newsgroup
O download gratuito da ferramenta pode ser feito em Microsoft SQL Server Management Studio Express – Community Technical Preview (CTP) November 2005

