Quando a Microsoft liberou o SQL Server 2005 Service Pack 2 eu falei que uma das grandes novidades estava na possibilidade de se poder adicionar relatórios customizáveis ao SQL Server Management Studio (SSMS). Feature chamada de Custom Reports.
O legal disso é que com esta funcionalidade você pode criar seus próprios relatórios no Reporting Services e depois adicioná-los ao SSMS, facilitando e agilizando o acesso às informações. Além é claro, de poder baixar e usar relatórios criados pelo pessoal da comunidade SQL Server.
Dando inicio a isso, um dos customer support Escalation Engineers da Microsoft (Keith Elmore), especialista no diagnóstico de problemas de performance, criou um conjunto de relatórios (chamado de SQL Server 2005 Performance Dashboard Reports) que auxiliam o DBA na identificação de possíveis pontos de gargalos em um servidor SQL Server 2005. Os relatórios podem ser facilmente adicionados como Custom Reports ao SQL Server Management Studio, porém, tanto o servidor SQL Server 2005 como o SQL Server Management Studio devem estar atualizados com o SQL Server 2005 SP2.

O ponto interessante é que todos os relatórios usam apenas as Dynamic Management Views e Catalog View do SQL Server 2005, em nenhum momento eles usam contadores do Windows ou mesmo armazenam históricos das informações.
Veja abaixo algumas das principais informações que você pode obter com estes relatórios:
– Problemas de CPU e quais queries estão consumindo mais CPU;
– Problemas de IO e quais queries estão executando mais IO;
– Identificação de tabelas sem índices e recomendações para criação de índices;
– Problemas de bloqueio de conexôes;
– Estatísticas de IO para os arquivos de dados e log (permite identificar o banco que gera mais IO);
– Query com maior tempo de execução (Duration)
– Estatísticas de Waits
– Entre outros
Para fazer o download dos relatórios visite o link http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=1D3A4A0D-7E0C-4730-8204-E419218C1EFC&displaylang=en
Após instalar os relatórios, que por default são extraídos para o caminho C:|Program Files|Microsoft SQL Server|90|Tools| PerformanceDashboard, você encontrará o arquivo PerfDash.chm que explica detalhadamente cada um dos relatórios.
Nota: Os relatórios não precisam ser colocados no servidor !! O ideal é criar um compartilhamento de rede e depois acessar o relatório principal (performance_dashboard_main.rdl) através da opção Custom Reports do SQL Server Management Studio (Figura abaixo), da sua estação de trabalho. Os demais relatórios são chamados a partir do relatório principal. No mais, não esqueça de executar o arquivo setup.sql em cada um dos servidores que deseja analisar.

Outros relatórios também podem ser obtidos nos links abaixo. O primeiro mostra um TaskPad semelhante ao que tem-se no SQL Server 2000 e o outro mostra as permissões do database:
Custom Reports – Taskpad View:
Jasper: http://sqlblogcasts.com/blogs/sqldbatips/archive/2006/11/21/custom-ssms-reports-in-sp2-enterprise-manager-taskpad-view.aspx
Simon: http://sqljunkies.com/WebLog/simons/archive/2006/11/23/Taskpad_view_version2.aspx
Custom Reports – Database Permissions:
Jasper: http://sqlblogcasts.com/blogs/sqldbatips/archive/2006/11/21/custom-ssms-reports-in-sp2-database-permissions.aspx

