Embora, necessite do SQL Server ele pode gerar relatórios de qualquer banco de dados. Ele tem suporte nativo ao Oracle, a ODBC e a OLE/DB. Quando rodando no mesmo processador que o SQL Server ele não tem custo. No entanto, se for necessário que ele rode em outra máquina, a licença é de, aproximadamente, R$ 15 mil.
O grande pulo do gato do produto é seu programa-cliente chamado de Report Designer. Todos os relatórios usam do RDL (Reporting Definition Language) uma linguagem simples para a criação de relatórios. Ela é baseada no XML. Uma vez criado o relatório ele pode ser publicado na web e pesquisado usando as facilidades de web do produto. Dessa interface o usuário pode navegar no relatório e encontrar a informação que ele precisa. Caso seja necessário, o Report Designer permite gerar scripts que podem ser executados toda a vez que o relatório precisa ser atualizado novamente. Outra possibilidade é exportar os relatórios em HTML, PDF, no formato Excel ou como uma imagem.
Existem recursos de segurança no produto. Somente vê as informações que tem direito a elas. Isso pode ser feito a nível de relatório ou a nível de banco de dados retornando informações de dados somente a que o usuários têm direito.
Finalmente, o SQL Server 2000 Reporting Services inclui um modelo de assinaturas que torna possível que determinados usuários recebam atualizações de seus relatórios baseados em vários critérios tais como quando eles são processados, baseado em datas, etc. Um bom produto que pode ser uma mina de ouro para quem desenvolve ou faz manutenção em sistemas.

