Por default, a cada backup que o SQL Server executa com sucesso ele registra uma entrada no error log e também no system event log do windows. Se você possui um servidor com centenas de databases estas mensagens se acumulam rapidamente, enchendo seu error log e dificultando a localização de mensagens que realmente interessam, como por exemplo, mensagens de erros, deadlocks, etc…
Se você possui um servidor com centenas de databases, certamente alguma vez já deve ter se perguntado como fazer para evitar que o SQL Server fique logando estas mensagens no error log. O que poucos sabem é que tanto o SQL Server 2000 quanto o SQL Server 2005 possui um trace flag que quanto ativo permite que estas mensagens não sejam logadas. O trace flag é o 3226 e sua ativação é muito simples, você pode ativá-lo manualmente usando o comando DBCC TRACEON como no exemplo abaixo:
DBCC TRACEON (3226,-1)
Ou ainda configurando o SQL Server para ativar o trace flag a cada inicialização, adicionando o parâmetro -T3226 na guia General/Startup Parameters… na propriedade do servidor. Para saber mais informações sobre como usar a guia startup parameters, veja o artigo SQL Server 2000 vs SQL Server 2005 Startup Parameters
Para desativar o trace flag manualmente, basta utilizar o comando DBCC TRACEOFF como no exemplo:
DBCC TRACEOFF (3226, -1)
abraços
Nilton Pinheiro

